FATOS JORNALÍSTICOS, ACONTECIMENTOS E DISCURSOS: REFLEXÕES SOBRE OS CADERNOS DE POLÍCIA

Autores/as

  • Alda Cristina Costa UFPA
  • Kristopher Jon-Samuel UFPA

Palabras clave:

Fato jornalístico. Acontecimento. Discurso. Violência. Caderno Polícia

Resumen

Fatos, discursos e acontecimentos são elementos que se intercruzam no fazer jornalístico, gerando interdiscursos com a finalidade de criar uma relação com o público leitor. A razão de ser do jornalismo é dar aos fenômenos sociais o caráter de acontecimento, considerando os critérios de noticiabilidade e visibilidade. Ou seja, a noticiabilidade é o conjunto de elementos que forma o aparato informativo que vai controlar e administrar a quantidade e o tipo de acontecimentos que devem ser selecionados e transformados em notícias para os leitores. O presente artigo tem como objetivo analisar como os cadernos polícias dos jornais Diário do Pará e O Liberal constroem discursivamente a violência como acontecimento e/ou fato jornalístico. Consideramos que fatos jornalísticos e discursos possuem estatutos distintos, mas com semelhanças a aproximações quando o jornalismo é tomado nas páginas impressas como discurso. Neste sentido, analisamos que a violência, tomada como objeto pelos dois veículos paraenses, assume construções diferenciadas de sentidos, mesmo considerando o fato único abordado. Na análise, selecionamos, aleatoriamente, quatro cadernos de Polícia (dois de cada
jornal), do mês de março de 2012.

Biografía del autor/a

Alda Cristina Costa, UFPA

Doutora em Ciências Sociais; Mestre em Sociologia. Docente Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA) da Universidade Federal do Pará. Coordena o projeto de pesquisa Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia Paraense (UFPA/CNPq) e o grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA/UFPA/UNAMA/CNPq).  Realiza Estágio de Pós-Doutoral, PNPD/CAPES, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Kristopher Jon-Samuel, UFPA

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo (UFPA) e bolsista PIBIC do Projeto Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia paraense.

Publicado

2018-02-24

Número

Sección

Artigos