PRÁTICAS DE LEITURA EM TEMPOS DE TICS: A PLATAFORMA SKOOB SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA LEITURA

Autores/as

  • Marcel BOCHESE Universidade de Caxias do Sul
  • João Cláudio ARENDT Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Leitura, Sociologia da Leitura, Sistema Literário, Skoob.

Resumen

Este trabalho debruça-se sobre a
plataforma de catalogação social
de leitura skoob.com.br, sob o viés
da sociologia da leitura, e objetiva
investigar algumas potencialidades
que a configuram como espaço social
de acesso à leitura. O referencial
teórico envolve as áreas da Leitura,
principalmente a partir dos estudos
de Ferreira (2004), Neves (2005)
e Leyva (2009); da Sociologia da
Leitura, com base em Lajolo (2005)
e Candido (2006); e da Cibercultura,
com Levy (2009). Os resultados
obtidos na análise não são definitivos,
em função da fluidez dos dados
disponíveis e da constante alteração
das ferramentas de navegação e
interação da plataforma.

Biografía del autor/a

Marcel BOCHESE, Universidade de Caxias do Sul

Aluno no Programa de
Doutorado em Letras e Cultura
da Universidade de Caxias do
Sul. Mestre em Letras pelo
Programa de Pós-Graduação em
Letras, Cultura e Regionalidade.
Coordenador do Curso de
Jornalismo da Universidade de
Caxias do Sul.

João Cláudio ARENDT, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande
do Sul. Possui Estágio Pós-doutoral
no Instituto Latino-americano da
Universidade Livre de Berlim, com
supervisão de Ligia Chiappini.
Docente no Programa de Pós-
Graduação em Letras e Cultura da
UCS e do Doutorado em Letras
- Associação Ampla UCS/Uniritter.
Editor-chefe da revista ANTARES:
Letras e Humanidades.

Publicado

2018-03-06

Número

Sección

Artigos