COMENTÁRIOS NA PLATAFORMA YOUTUBE: ESTUDO DE CASO DO CANAL VIIHROCHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n1-2071

Palavras-chave:

Comentários, Canal Viihrocha, Interação, Audiência, YouTube.

Resumo

Apesar do seu potencial de participação, os comentários de leitores na internet também são, constantemente, apontados como uma ferramenta que instiga o ódio por conta do teor dos textos ali inseridos, pois boa parte deles são incivilizados e intolerantes. Neste artigo, a proposta é estudar os comentários postados no YouTube, uma rede que incita a interação, mas que pela segmentação, também, seleciona seus seguidores por interesse temático. O estudo descritivo-analítico tem como recorte o canal Viihrocha, de Moda e Beleza, da vlogueira cearense Victória Rocha. A pesquisa foca nos comentários inseridos nos oito vídeos mais comentados entre setembro de 2015 e setembro de 2016. Ao todo foram analisados 1.519 comentários. O resultado aponta para uma audiência participativa, ainda que com pouco interesse na colaboração.

Biografia do Autor

Thaísa Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2007), professora adjunta no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é coordenadora do programa de Mestrado em Comunicação/Capes, na UFMA em Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura e integra, em parceria com a UFMS, o Grupo e Pesquisa em Ciberjornalismo.Entre os livros organizados estão “Comentários de leitores na Internet” (2015), “Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência” (2017) entre outros. Sua pesquisa se detém ao ciberjornalismo, da produção ao texto e a relação com a audiência

Even Grazielly de Sousa Escócio Silva, Universidade Federal do Maranhão

Formada em Jornalismo pela UFMA de Imperatriz. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura. Foi bolsista PIBIC/Fapema/Cnpq.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-06-2020

Edição

Seção

Artigos