A SOCIOEDUCAÇÃO NO INSTAGRAM: MAPEAMENTO DO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO BRASILEIRO

Autores

  • Priscilla Swaze Anchieta Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Patrícia Rakel de Castro Sena Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2658

Palavras-chave:

Socioeducação. Instagram. Comunicação Pública. Polarização. Invisibilidade.

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento sobre as instituições brasileiras que executam a política pública da Socioeducação no Instagram, para refletir sobre o processo de polarização e invisibilidade desta temática. Essa proposta de estudo se apresenta pelo histórico de preconceitos e distanciamento com a Socioeducação pela sociedade. Para isso, buscou-se apoio nos conceitos de Socioeducação, Mídia Social Digital, Comunicação Pública, Polarização e Invisibilidade para construir esse debate; uma pesquisa de campo em dados públicos virtuais e abertos para mapeamento das instituições que possuem perfis no Instagram, e a análise dos conteúdos na perspectiva da pesquisa quantitativa e qualitativa.

Biografia do Autor

Priscilla Swaze Anchieta Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado profissional (PPGCOMPro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Comunicação e Marketing Integrados pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís.

Patrícia Rakel de Castro Sena, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo e Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOMPro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em co- tutela com o curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI) - Portugal. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRN.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Edição

Seção

Artigos