CULTURA POPULAR NO YOUTUBE: O LOCAL E O GLOBAL NO CANAL BISACO DO DOIDO

Autores

  • Clarice Greco Universidade Paulista (UNIP)
  • Euclides Armando Santos Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2871

Palavras-chave:

Cultura popular.Cultura nordestina. Cultura da convergência. YouTube. VoD.

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer reflexões acerca da cultura popular nordestina no canal de Youtube “Bisaco do Doido”, dedicado a registrar práticas culturais da região de Itapetím-PE. O referencial teórico se baseia em teorias sobre cultura popular (ARANTES, 1990; CHARTIER, 1995; CANCLINI, 2006) e cultura nordestina (ALBUQUERQUE JR, 1999; RIBEIRO, 2014) e ambiente digital global (BURGESS e GREEN, 2009; JENKINS, 2006; LÉVY, 2009), entre outros. A metodologia tem inspiração etnográfica e combina observação do conteúdo de três vídeos do canal e análise de comentários dos usuários nos canais de interação da plataforma. Os resultados apontam para a percepção de que a circulação da cultura popular através do YouTube e a interação propiciada por tais conteúdos configuram forma particular de consumo regional no ciberespaço.

Biografia do Autor

Clarice Greco, Universidade Paulista (UNIP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Cocoordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2603-6808

Euclides Armando Santos, Universidade Paulista (UNIP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor na Escola HECSA, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Membro do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA).Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6998-7972

Downloads

Publicado

24-12-2022

Edição

Seção

Artigos