GERENCIAMENTO DA IMAGEM: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA AGREGAR VALOR ECONÔMICO À MARCA

Autores

  • Verônica Campos ESAMAZ
  • Neusa Pressler UNAMA

Palavras-chave:

Marca. Imagem. Comunicação Integrada. Branding. Stakeholders.

Resumo

A Comunicação Integrada possui um papel importante quanto ao gerenciamento da marca. As organizações têm procurado satisfazer seus stakeholders conforme suas preferências e exigências. Com isso, buscam produzir e vender produtos e serviços que contenham significado e carreguem consigo a identidade da organização. A comunicação Integrada tem a capacidade de gerir a imagem, promovendo-a e fixando-a na mente dos públicos das organizações. Nesse contexto, a supervalorização da imagem tem levantado questionamentos em relação à forma como a construção e a manutenção da identidade das organizações é conduzida, se é eficiente, ética, responsável e se atende às necessidades do público. Neste artigo, discute-se a influência da comunicação integrada para agregar valor econômico à marca no gerenciamento da imagem organizacional. Para o desenvolvimento e orientação teórica deste estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, especialmente os autores Margarida Maria Krohling Kunsch (2009), Philip Kotler (2010) e José Benedito Pinho (1996).

Biografia do Autor

Verônica Campos, ESAMAZ

Pós-graduanda em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa (Estácio - RJ), pós-graduada em Comunicação
Empresarial (Cpós/Esamaz – PA); graduada em Comunicação
Social com habilitação em Jornalismo (UFRN).

Neusa Pressler, UNAMA

Professora titular I do Curso de Comunicação Social e do Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA. Doutora em
Ciência Socioambiental - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Pesquisadora Líder do “Projeto
de Pesquisa Agências Digitais na Amazônia Real: a inovação das práticas de comunicação na publicidade paraense”.

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Publicado

24-02-2018

Edição

Seção

Artigos