Fatores Intrínsecos e Extrínsecos: um estudo de caso de uma empresa pertencente à indústria de compensados no sudeste do Pará ## Intrinsic and Extrinsic Factors: a case study of a company belonging to the plywood industry in southeast of Pará

Autores

  • Rosângela Sarmento Silva Doutora em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, Sergipe, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3044-9699
  • Gillena Tayná Silva Souza Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7131-7772
  • Mônica Ribeiro Gama Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5090-783X
  • Bárbara Ádria de Oliveira Fernandes Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6727-3914
  • Kézia Souza Silva Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6685-2113

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.1015

Palavras-chave:

Fatores Intrínsecos e Extrínsecos, Indústria de Compensados, Sudeste do Pará.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores presentes na satisfação e motivação dos colaboradores de uma indústria de compensados situada na região sudeste do Pará, com base nas teorias das necessidades básicas de Maslow (1970) e motivação de Herzberg (1986). Para tanto, esta pesquisa descritiva de natureza quantitativa aplicou questionário estruturado baseado nos modelos proposto por Meliá, Peiró e Calatayud (1986) e Meliá e Peiró (1998) junto a 67 funcionários de uma indústria de compensados no Sudeste do Pará. O método de tratamento empregado foi à análise fatorial exploratória buscando-se assim, auferir os fatores motivacionais. Os resultados evidenciam os, os fatores identificados no construto satisfação foram: Estabilidade na Empresa (EE), Ideias Organizacionais (IO) e Responsabilidade (RSP), em relação ao construto motivação, os fatores identificados foram: Participação (PRT), Estabilidade (EST) e Desafios Organizacionais (DO). A partir dos resultados encontrados para cada fator analisado, pode-se concluir que os fatores identificados na AFE estão em consonância com a teoria bifatorial de Herzberg (1968, 1986), como também na teoria de Maslow (1970) estabelecidas para compreender a satisfação dos empregados e sua relação com a motivação.

 

ABSTRACT

The objective of this research was to identify the patients presented in the satisfaction and motivation of the employees of the compensation industry located in the southeastern region of Pará, based on the theories of Maslow (1970) and motivation of Herzberg (1986). For this, this descriptive research of quantitative nature applied to the structured questionnaire in our models proposed by Meliá, Peiró & Calatayud (1986) and Melia & Peiró (1998) with 67 employees of a plywood industry in the Southeast of Pará. The treatment method used was the exploratory factor analysis, seeking to obtain the motivational factors. The results show that the factors identified were Participation (PRT), Stability (EST), and Stability in Enterprise (EE), Organizational Ideas (IO) and Responsibility (RSP). Organizational Challenges (OD). From the results found for each factor analyzed, it can be concluded that the factors identified in the AFE are in line with Herzberg's (1968, 1986) two-factor theory, as well as Maslow's (1970) theory for employee satisfaction and relationship with a motivation.

Biografia do Autor

Rosângela Sarmento Silva, Doutora em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, Sergipe, Brasil.

Gillena Tayná Silva Souza, Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

Mônica Ribeiro Gama, Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

Bárbara Ádria de Oliveira Fernandes, Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Belém, Pará, Brasil.

Kézia Souza Silva, Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

Administradora pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará, Pará, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia