O Gerenciamento de Impressões no Discurso Sustentável de uma Cimenteira e uma Mineradora ## The Management of Impressions in the Sustainable Speech of a Cement Manufacturer and a Mining Company

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i1.1017

Palavras-chave:

gerenciamento de impressões, relatório de sustentabilidade, GRI

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de investigar se o gerenciamento de impressões é utilizado por organizações em seus discursos relacionados à sustentabilidade. Metodologicamente optou-se por um estudo teórico e documental de cunho qualitativo e descritivo. Teoricamente o estudo discute três conceitos: gerenciamento de impressões, Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade em contexto organizacional e relatórios de sustentabilidade na GRI (Global Reporting Initiative). Duas empresas, “Cimenterie” e “Mineur” foram analisadas quanto ao possível gerenciamento de impressões em seus relatórios de sustentabilidade. Realizou-se uma análise comparativa entre informações do relatório de sustentabilidade e informações de fontes midiáticas como JusBrasil, TRT (Tribunal Regional do Trabalho), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), e outras fontes de domínio público. O resultado da análise aponta que as organizações investigadas aplicam o gerenciamento de impressões, manipulando informações que dizem respeito a suas atuações sobre sustentabilidade. Desse modo, foi possível concluir que o gerenciamento de impressões é uma forma de controlar a percepção dos stakeholders.

 

ABSTRACT

The present article was developed with the objective of investigating if the impressions management is used by organizations in their discourses related to sustainability. Methodologically, a theoretical and documental study of qualitative and descriptive nature was chosen. Theoretically, the study discusses three concepts: impressions management, Sustainable Development and sustainability in organizational context and GRI (Global Reporting Initiative) sustainability reports. Two companies “Cimenterie” and “Mineur” were analyzed for possible impressions management in their sustainability reports. It was realized a comparative analysis among companies’ report information and information from media sources as JusBrasil, TRT, IBAMA, and other public domain sources. The result of the analysis points that the analyzed organizations apply the impressions management, manipulating information which are related to their performance about sustainability. Thus, it was possible to conclude that the impressions management is a way to control stakeholders’ perception.

Biografia do Autor

Camila Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Estudande do programa de mestrado em Gestão e Sustentabilidade na Universidade Estadual de Londrina. Pós graduada em gesttão e planejamento de negócios pela PUC-PR. Formada em administração pela UEL.

Beatriz de Biasi Della Togna, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Administração. Participante do grupo de pesquisa Estudos Organizacionais sobre Sustentabilidade e Internacionalização - EOSI.

Rafael Borim-de-Souza, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto A no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente permanente na Linha de Gestão de Organizações do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL). Coordenador do Grupo de Pesquisa EOSI - Estudos Organizacionais sobre Sustentabilidade e Internacionalização.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia