O Gerenciamento de Impressões no Discurso Sustentável de uma Cimenteira e uma Mineradora ## The Management of Impressions in the Sustainable Speech of a Cement Manufacturer and a Mining Company
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v11i1.1017Palabras clave:
gerenciamento de impressões, relatório de sustentabilidade, GRIResumen
O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de investigar se o gerenciamento de impressões é utilizado por organizações em seus discursos relacionados à sustentabilidade. Metodologicamente optou-se por um estudo teórico e documental de cunho qualitativo e descritivo. Teoricamente o estudo discute três conceitos: gerenciamento de impressões, Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade em contexto organizacional e relatórios de sustentabilidade na GRI (Global Reporting Initiative). Duas empresas, “Cimenterie” e “Mineur” foram analisadas quanto ao possível gerenciamento de impressões em seus relatórios de sustentabilidade. Realizou-se uma análise comparativa entre informações do relatório de sustentabilidade e informações de fontes midiáticas como JusBrasil, TRT (Tribunal Regional do Trabalho), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), e outras fontes de domínio público. O resultado da análise aponta que as organizações investigadas aplicam o gerenciamento de impressões, manipulando informações que dizem respeito a suas atuações sobre sustentabilidade. Desse modo, foi possível concluir que o gerenciamento de impressões é uma forma de controlar a percepção dos stakeholders.
ABSTRACT
The present article was developed with the objective of investigating if the impressions management is used by organizations in their discourses related to sustainability. Methodologically, a theoretical and documental study of qualitative and descriptive nature was chosen. Theoretically, the study discusses three concepts: impressions management, Sustainable Development and sustainability in organizational context and GRI (Global Reporting Initiative) sustainability reports. Two companies “Cimenterie” and “Mineur” were analyzed for possible impressions management in their sustainability reports. It was realized a comparative analysis among companies’ report information and information from media sources as JusBrasil, TRT, IBAMA, and other public domain sources. The result of the analysis points that the analyzed organizations apply the impressions management, manipulating information which are related to their performance about sustainability. Thus, it was possible to conclude that the impressions management is a way to control stakeholders’ perception.
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