Mudança estratégica em uma universidade pública: interferência da interpretação dos gestores no processo - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p83-99)

Autores

  • Fernando Antônio Colares Palácios Universidade da Amazônia Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i2.125

Palavras-chave:

Mudança, estratégia, universidade pública, esquemas interpretativos

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar ideias, valores e crenças presentes nos processos cognitivos dos gestores de uma nova unidade universitária em processo de implantação de uma nova estratégia. A partir de questionamentos sobre as dimensões da mudança propostas por Mintzberg et al. (2006), é avaliado o desenvolvimento de esquemas interpretativos capazes de comprovar ou não o início de um processo de institucionalização. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gestores de nível médio, observação não participante e análise documental. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com perspectiva de análise transversal e abordagem descritivo-qualitativa, sendo o foco, o processo de mudança estratégica em uma universidade pública brasileira Os resultados evidenciaram a importância da análise dos esquemas interpretativos dos dirigentes para compreender o nível de institucionalização de dado projeto. Também se constataram práticas incongruentes com o projeto da nova unidade e que podem comprometer a efetiva implementação da estratégia formulada.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Colares Palácios, Universidade da Amazônia Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Mestrado em Administração da UNAMA

Doutor em Administração USP

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Orphaned