Mudança estratégica em uma universidade pública: interferência da interpretação dos gestores no processo - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p83-99)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v3i2.125Palavras-chave:
Mudança, estratégia, universidade pública, esquemas interpretativosResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar ideias, valores e crenças presentes nos processos cognitivos dos gestores de uma nova unidade universitária em processo de implantação de uma nova estratégia. A partir de questionamentos sobre as dimensões da mudança propostas por Mintzberg et al. (2006), é avaliado o desenvolvimento de esquemas interpretativos capazes de comprovar ou não o início de um processo de institucionalização. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gestores de nível médio, observação não participante e análise documental. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com perspectiva de análise transversal e abordagem descritivo-qualitativa, sendo o foco, o processo de mudança estratégica em uma universidade pública brasileira Os resultados evidenciaram a importância da análise dos esquemas interpretativos dos dirigentes para compreender o nível de institucionalização de dado projeto. Também se constataram práticas incongruentes com o projeto da nova unidade e que podem comprometer a efetiva implementação da estratégia formulada.Downloads
Publicado
2014-12-12
Edição
Seção
Orphaned
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