REDES INTERORGANIZACIONAIS: UM MEIO PARA DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE ## INTERORGANIZATIONAL NETWORKS: MEAN FOR DISSEMINATION OF SUSTAINABILITY PRACTICES AND KNOWLEDGE

Autores

  • Adriana Teixeira Bastos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fátima Regina Ney Matos Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal, e professora titular da Universidade Potiguar, Natal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v8i2.1261

Palavras-chave:

Redes interorganizacionais. Piscicultura. Sustentabilidade. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo foi caracterizar a estrutura das redes, identificando os atores relevantes no processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade a partir das relações que ocorreram no ambiente configurado como rede interorganizacional no Arranjo Produtivo Local (APL) da piscicultura do açude Castanhão. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e o objeto da presente pesquisa foram as redes formadas para o processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade. Pode-se concluir que as redes observadas no Castanhão tem contribuído não só para o desenvolvimento do APL, como também na disseminação de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade.

Biografia do Autor

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UECE). É coordenadora do Curso de Espacialização em Gestão Pública Municipal. Tem pesquisa principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo, educação a distância, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ensino e pesquisa em Administração

Fátima Regina Ney Matos, Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal, e professora titular da Universidade Potiguar, Natal, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (2009-2010). Coordenadora do curso de especialização em gestão pública, na modalidade EaD, no período de 2010 a 2012, pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (2010-2016), coordenadora do Programa no período de 2013 a 2014. Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra e professora titular da Universidade Potiguar. Ministrou as disciplinas de Metodologia Científica, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Filosofia da Ciência, Teorias Organizacionais, Seminário de Dissertação e Seminário de Tese. Concluiu estágio pós-doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas