REDES INTERORGANIZACIONAIS: UM MEIO PARA DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE ## INTERORGANIZATIONAL NETWORKS: MEAN FOR DISSEMINATION OF SUSTAINABILITY PRACTICES AND KNOWLEDGE

Autores/as

  • Adriana Teixeira Bastos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fátima Regina Ney Matos Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal, e professora titular da Universidade Potiguar, Natal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v8i2.1261

Palabras clave:

Redes interorganizacionais. Piscicultura. Sustentabilidade. Aprendizagem.

Resumen

O objetivo deste artigo foi caracterizar a estrutura das redes, identificando os atores relevantes no processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade a partir das relações que ocorreram no ambiente configurado como rede interorganizacional no Arranjo Produtivo Local (APL) da piscicultura do açude Castanhão. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e o objeto da presente pesquisa foram as redes formadas para o processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade. Pode-se concluir que as redes observadas no Castanhão tem contribuído não só para o desenvolvimento do APL, como também na disseminação de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade.

Biografía del autor/a

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UECE). É coordenadora do Curso de Espacialização em Gestão Pública Municipal. Tem pesquisa principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo, educação a distância, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ensino e pesquisa em Administração

Fátima Regina Ney Matos, Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, Portugal, e professora titular da Universidade Potiguar, Natal, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (2009-2010). Coordenadora do curso de especialização em gestão pública, na modalidade EaD, no período de 2010 a 2012, pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (2010-2016), coordenadora do Programa no período de 2013 a 2014. Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra e professora titular da Universidade Potiguar. Ministrou as disciplinas de Metodologia Científica, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Filosofia da Ciência, Teorias Organizacionais, Seminário de Dissertação e Seminário de Tese. Concluiu estágio pós-doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, Portugal.

Publicado

2020-01-14

Número

Sección

Gestão Social e Políticas Públicas