Efeito do Senso de Utilidade do Produto na Intenção Comportamental de Descarte Sustentável do Consumidor: um estudo experimental no contexto brasileiro ## Effect of the Product's Sense of Utility on the Behavioral Intention of Sustainable Consumer Disposal: an experimental study in the brazilian context

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9169-1190
  • Aruana Rosa Souza Luz Mestrado em Administração de Empresas. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8606-6139
  • Clari Schuh Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0972-0579
  • Fabiano Cardoso de Oliveira Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4406-0630
  • Mauricius Munhoz de Oliveira Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5552-4897

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.1289

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Distorção Física de Produto, Senso de Utilidade, Descarte de Resíduos Recicláveis, Sustentabilidade

Resumo

O propósito deste estudo foi analisar se as distorções físicas influenciam o senso de utilidade que o consumidor tem dos produtos e, consequentemente, a percepção do que pode ou não ser reciclado. Por meio de uma pesquisa experimental, junto a estudantes de duas universidades localizadas no Sul do Brasil, foram realizados testes em grupos separados - com e sem distorção de produto (papel recortado e não recortado), a fim de verificar se a distorção interferiu no local de descarte do material (lixo reciclável e não reciclável). Em ambas as configurações, constatou-se que a maior parte dos materiais foi descartada no lixo reciclável. Este artigo confirma a teoria ao evidenciar que quanto maior for o senso de utilidade de um produto, maior será a sua classificação como “resíduo reciclável” durante o descarte. Os dois grupos (o que cortou, e o outro, que não cortou os papéis) perceberam a grande utilidade do material, descartando-o no lixo reciclável. Também foi possível afirmar que há diferença significativa entre os resultados de descarte encontrados entre mulheres e homens. De forma geral, as mulheres possuem uma decisão mais sustentável do que os homens; em relação ao senso de utilidade das mulheres e dos homens, não houve diferença significativa.

 

ABSTRACT

The study purpose was to analyze whether physical distortions influence the consumer's sense of utility of products and, consequently, the perception of what can or cannot be recycled. Through experimental research, with students from two universities located in the south of Brazil, tests were carried out in separate groups - with and without product distortion (cut and uncut paper), in order to verify if the distortion interfered in the material disposal site (recyclable and non-recyclable waste). In both configurations, it was found that most of the materials were discarded in recyclable waste. This article confirms the theory by showing that the greater the sense of usefulness of a product, the higher its classification as “recyclable waste” during disposal. The two groups (the one that cut, and the other, that did not cut the papers) realized the great usefulness of the material, discarding it in recyclable waste. It was also possible to state that there is a significant difference between the disposal results found between women and men. In general, women have a more sustainable decision than men; in relation to the sense of usefulness of women and men, there was no significant difference.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Aruana Rosa Souza Luz, Mestrado em Administração de Empresas. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestrado em Administração de Empresas. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Clari Schuh, Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Ciências Contábeis. Docente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiano Cardoso de Oliveira, Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mauricius Munhoz de Oliveira, Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestrado em Administração. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Marketing