Caminhos para a sustentabilidade: uma avaliação da governança da água no sertão de Pernambuco.

Autores

  • Géssika Maria Gama Cambrainha Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Regina Pasa Gomez Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2462

Palavras-chave:

Governança da água, Sustentabilidade,

Resumo

A governança da água pressupõe a criação de um sistema que seja capaz de refletir uma maior preocupação com uma distribuição equilibrada entre os usuários atuais e futuros, garantindo a capacidade de reposição e igualdade na distribuição, ou seja, uma gestão sustentável da água. O desempenho da governança adotada no Brasil, no entanto, não possui mecanismos que permitam observação mais detalhada, sobretudo com relação ao atendimento dos princípios da sustentabilidade. Este trabalho, portanto, tem por objetivo discutir os princípios da sustentabilidade na governança da água, propondo uma forma de avaliar esse sistema. Optou-se pelo modelo de avaliação de Wiek e Larson (2012), que traz uma proposta de abordagem holística e robusta para analisar a sustentabilidade em um regime de governança de água.  A partir da análise de tal modelo de avaliação frente às atividades desenvolvidas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Sertão do Pajeú (Pernambuco), foi possível perceber o quanto o funcionamento do sistema atual de governança ainda se distancia do ideal em termos de sustentabilidade. Em conclusão, a análise aqui realizada, evidencia a necessidade de adoção de um instrumento, de modo que a avaliação do desempenho da governança frente a sustentabilidade seja realizada de forma periódica e sistemática.

Biografia do Autor

Géssika Maria Gama Cambrainha, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela UFPE-CAA, mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFPE-CAA e doutoranda em Administração pelo PROPAD/UFPE
Atua desde 2008 como Agente de Saneamento na Compesa e desde 2016 como professora do curso de Administração na Faculdade Maurício de Nassau em Caruaru.
Possui interesse por temas relacionados a gestão da água, no momento estuda principalmente governança dos recursos naturais aplicadas a questão da água e também por questões relacionadas à sustentabilidade como um todo.

Carla Regina Pasa Gomez, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associado nível III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, empreendedorismo sustentável, negócios sociais, negócios com impacto social, desenvolvimento sustentável, inovação social, turismo de base comunitária, indicadores de sustentabilidade, e consumo e sustentabilidade. Membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e, da Rede LenSIn Brasil e Internacional - Learning Network on Sustainability International.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas