O Processo de Elaboração de uma Matriz Curricular Sob a Ótica da Teoria da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i1.2679Palavras-chave:
Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Educação para o desenvolvimento sustentável. Matriz curricular.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender o processo de construção da nova matriz curricular integrada de um curso de Administração, identificando qual o espaço que a educação para o desenvolvimento sustentável ocupa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa básica, a partir de entrevistas, pesquisa documental e observação participante. Identificou-se que a IES investigada conta com uma estrutura que permite melhorias em função de capacidades pedagógicas, em que a criação da Escola de Negócios configura-se como uma grande projeção, que poderá ser alvo na próxima mudança da matriz curricular, pois não existem iniciativas já fomentadas na cidade. A análise pelas lentes dos docentes do curso de administração e não de todo o grupo proporcionou a identificação de que é necessário percorrer um caminho permeado por outras formas de trabalho, para que exista um objeto coletivamente construído, compartilhado. Ainda, ressalta-se que apesar de as iniciativas pioneiras em relação à matriz tenham sido frustradas, foi positiva a mudança em primeiro nível como ocorreu, dando espaço para a condução de uma análise mais qualitativa do processo, e produzindo espaço para reavaliar formas de trabalho.
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