O Processo de Elaboração de uma Matriz Curricular Sob a Ótica da Teoria da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i1.2679

Palavras-chave:

Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Educação para o desenvolvimento sustentável. Matriz curricular.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o processo de construção da nova matriz curricular integrada de um curso de Administração, identificando qual o espaço que a educação para o desenvolvimento sustentável ocupa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa básica, a partir de entrevistas, pesquisa documental e observação participante. Identificou-se que a IES investigada conta com uma estrutura que permite melhorias em função de capacidades pedagógicas, em que a criação da Escola de Negócios configura-se como uma grande projeção, que poderá ser alvo na próxima mudança da matriz curricular, pois não existem iniciativas já fomentadas na cidade. A análise pelas lentes dos docentes do curso de administração e não de todo o grupo proporcionou a identificação de que é necessário percorrer um caminho permeado por outras formas de trabalho, para que exista um objeto coletivamente construído, compartilhado. Ainda, ressalta-se que apesar de as iniciativas pioneiras em relação à matriz tenham sido frustradas, foi positiva a mudança em primeiro nível como ocorreu, dando espaço para a condução de uma análise mais qualitativa do processo, e produzindo espaço para reavaliar formas de trabalho.

Biografia do Autor

Deisi Viviani Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora na UFN, Doutora em Administração – UFRGS.

Luis Felipe Machado do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Titular na Escola de Administração da UFRGS, doutor em economia e meio ambiente na Kassel University (1995), pós-doutrado na University of Massachussetts at Lowell (2003) e na University of California Santa Barbara (2019).

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora na UFSM, doutora em Administração - UFRGS.

Vaness de Campos Junges, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora substituta na FURG, doutoranda em Administração - UFSM

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Publicado

2025-02-03

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia