Gestão Ambiental Municipal Como Ferramenta de Redução da Degradação Ambiental Rural nos Municípios Verdes Paraenses
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.2698Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Degradação, Municípios Paraenses.Resumo
A degradação ambiental refere-se a modificações ambientais provocadas pelo homem, que levam à perda ou deterioração da qualidade ambiental. No Brasil, uma das principais atividades econômicas relacionadas à degradação ambiental é a atividade agropecuária, a qual representa uma das maiores contribuições para o Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, a busca constante pela redução máxima dos impactos ambientais decorrentes das atividades do setor agropecuário é um importante fator para conduzir o país ao desenvolvimento sustentável. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a contribuição da Gestão Ambiental Municipal para a provável redução da degradação ambiental decorrente de atividades rurais nos 20 Municípios Verdes paraenses. No que se refere aos Procedimentos Metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada e baseada em conhecimentos científicos e empíricos. A pesquisa tem abordagem quantitativa e qualitativa, além deobjetivos explicativos. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, incluindo dados arquivados online, como os dados estatísticos de censos agropecuários. O grau de degradação foi calculado por meio de índice, fazendo uso de Análise Fatorial, com extração de fatores pelo método de Componentes Principais, e aplicando a equação do índice de degradação (ID). Foi observada a redução do ID em 12 municípios (60%) e o aumento em 8 (40%). Por fim, verificou-se acontribuição positiva do Programa Municípios Verdes para a redução da degradação ambiental, mas entende-se que somente as ações do programa não são suficientes, devendo ser complementadas por outras formas de gestão ambiental municipal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.