Produção científica (2011-2021) sobre políticas públicas voltadas ao Semiárido por meio de tecnologias sociais
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v12i2.2701Palavras-chave:
Políticas Públicas, Semiárido, Agricultura Familiar, Cienciometria.Resumo
Em nível mundial, diversos estudos científicos vêm sendo publicados envolvendo políticas públicas, tecnologias para a convivência com o semiárido voltadas para a agricultura familiar, em várias áreas do conhecimento. Neste estudo tem-se como objetivo fazer uma análise cienciométrica da produção científica do período de 2011 a 2021, relacionada às políticas públicas de difusão de tecnologias de convivência com o semiárido voltadas para a agricultura familiar. A pesquisa se deu através de uma busca no Portal de Periódicos da CAPES, onde foram analisadas as principais bases de dados, periódicos, idiomas de publicação, palavras-chave e principais autores. Foram considerados apenas artigos publicados em periódicos revisados por pares, utilizando-se como palavras-chave, “agricultura familiar”, “políticas públicas” e “semiárido”, separadas pelo operador booleano AND. Foi constatado que as pesquisas são poucas, ocorrendo decréscimo a partir de 2018. Além disso, a grande maioria das pequisas realizadas concentra-se em uma única universidade do Nordeste, pelo fato de a temática ser de grande interesse para essa região. Percebe-se a necessidade de incremento na colaboração entre grupos e centros de pesquisa das diversas regiões brasileiras, e até mesmo em pesquisas e colaborações internacionais, o que pode fortalecer as políticas públicas para a Ciência, a Tecnolgia e a Inovação brasileiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.