Concepções, Políticas Públicas e Práticas Relacionadas à Economia Criativa: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v12i1.2884

Palavras-chave:

Economia Criativa, Cidades, Política Pública, Cidades Criativas.

Resumo

Este estudo busca descrever concepções, políticas e práticas sobre economia criativa em produções nacionais e latino americanas, as principais temáticas estudadas no âmbito das políticas públicas para a economia criativa no âmbito das cidades relatadas nos estudos dos últimos quatro anos no Brasil. Para isso, realizou-se busca às bases de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), por artigos publicados entre 2018 e maio de 2022, utilizando como termos de busca “economia criativa” e “creative economy”. Obteve-se 216 resultados que, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, resultaram em uma amostra de 14 artigos aderentes ao tema pesquisado. Com base nas análises dos textos, conclui-se que entre as temáticas mais abordadas nos estudos destaca-se a importância do turismo criativo para a economia criativa e vice-versa; o empreendedorismo individual como parcela importante do poder econômico das indústrias criativas; o problema da centralização das políticas públicas no governo federal e questões de coordenação e comunicação entre os diferentes níveis do poder público; e a importância de se pensar as políticas públicas de economia criativa com foco nas particularidades locais. Com base nas análises dos textos, conclui-se também que ainda há carência de estudos relacionados às políticas públicas para a economia criativa, especialmente no âmbito municipal no Brasil. Considerando as bases de dados utilizadas, os estudos empíricos ainda são poucos e restritos a algumas poucas localidades.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas