Concepções, Políticas Públicas e Práticas Relacionadas à Economia Criativa: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v12i1.2884Palabras clave:
Economia Criativa, Cidades, Política Pública, Cidades Criativas.Resumen
Este estudo busca descrever concepções, políticas e práticas sobre economia criativa em produções nacionais e latino americanas, as principais temáticas estudadas no âmbito das políticas públicas para a economia criativa no âmbito das cidades relatadas nos estudos dos últimos quatro anos no Brasil. Para isso, realizou-se busca às bases de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), por artigos publicados entre 2018 e maio de 2022, utilizando como termos de busca “economia criativa” e “creative economy”. Obteve-se 216 resultados que, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, resultaram em uma amostra de 14 artigos aderentes ao tema pesquisado. Com base nas análises dos textos, conclui-se que entre as temáticas mais abordadas nos estudos destaca-se a importância do turismo criativo para a economia criativa e vice-versa; o empreendedorismo individual como parcela importante do poder econômico das indústrias criativas; o problema da centralização das políticas públicas no governo federal e questões de coordenação e comunicação entre os diferentes níveis do poder público; e a importância de se pensar as políticas públicas de economia criativa com foco nas particularidades locais. Com base nas análises dos textos, conclui-se também que ainda há carência de estudos relacionados às políticas públicas para a economia criativa, especialmente no âmbito municipal no Brasil. Considerando as bases de dados utilizadas, os estudos empíricos ainda são poucos e restritos a algumas poucas localidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.