Inovação e Circularidade: Uma Análise em Startups Brasileiras que Trabalham com Produtos Ecológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i1.2906

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Economia Circular, Modelo de Negócio, Inovação

Resumo

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente no cotidiano das organizações, tratada inclusive como um fator estratégico. Diante da iminente escassez de recursos naturais, a economia circular, um sistema que surge no contraponto do sistema linear de produção, se apresenta como uma alternativa para o alcance de negócios mais sustentáveis e inovadores. Nesse contexto, o presente estudo busca analisar aspectos de inovação e o nível de adesão a modelos de negócios circulares em startups brasileiras que trabalham com produtos ecológicos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com três startups do referido segmento, escolhidas de forma aleatória, com as quais conduziu-se a aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores para responder ao objetivo proposto. Mediante análise de conteúdo, foi possível observar que as startups pesquisadas apresentam nível avançado e pleno de adoção de práticas alinhadas ao framework ReSOLVE, o que indica um ambiente favorável para implementação de modelos de negócio circular. Também foram identificadas práticas de inovação que suportam a adesão aos negócios sustentáveis e, nesse cenário, os resultados da pesquisa evidenciam que a temática da sustentabilidade já está incorporada nas organizações, indicando ser possível desenvolver negócios ambientalmente responsáveis, socialmente justos e economicamente viáveis, sob a perspectiva da economia circular.

Biografia do Autor

Tais Provensi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (PPGA - UNOESC).

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Publicado

2025-02-03

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia