Práticas de Gestão e o Desempenho de Restaurantes
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i1.3256Palavras-chave:
Práticas de gestão. Desempenho. Restaurantes.Resumo
O presente estudo analisa a relação entre as práticas de gestão e o desempenho em restaurantes brasileiros. As práticas foram classificadas nos temas recursos humanos, serviços ao cliente e sustentabilidade, seguindo os resultados da revisão de artigos publicados entre os anos de 2009 e 2018 nos principais periódicos da área de hospitalidade e gestão. Em seguida, identificamos as práticas que tinham aderência ao contexto brasileiro e por meio da análise de conteúdo foram geradas as variáveis que compuseram o instrumento de coleta de dados da etapa quantitativa, incluindo a medida do desempenho. A pesquisa tipo survey foi realizada junto a 110 gestores de restaurantes. Os resultados mostram correlação positiva entre práticas de gestão de recursos humanos e desempenho e relação inversa entre práticas de sustentabilidade e desempenho. O estudo identificou que restaurantes da região Norte do Brasil apresentam desempenho inferior comparado com os situados nas demais regiões do país no que se refere ao conjunto de práticas adotadas. Outra implicação importante é que as práticas de gestão adotadas por restaurantes no mundo inteiro encontram aderência no contexto brasileiro e o estudo de suas correlações com o desempenho pode orientar os gestores em seus planos estratégicos.
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