Evidências de Desigualdade Social e Ações no Setor Elétrico Paraense
Análises a Partir do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS)
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3468Resumo
Este estudo tem como objetivo principal compreender ações do setor elétrico no estado do Pará na redução da desigualdade social. A energia elétrica desempenha um papel estratégico no processo de desenvolvimento humano por meio de ações governamentais no âmbito do setor elétrico. Aprofundar a compreensão sobre as relações entre energia elétrica e desigualdade social fornecerá informações relevantes para o processo de tomada de decisão na gestão pública, visando contribuir para a redução da desigualdade social como parte integrante do desenvolvimento humano. Na pesquisa adota-se uma abordagem exploratória e descritiva, com dados coletados por meio de estatísticas socioeconômicas e documentos relacionados ao Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS) de energia elétrica no Pará. Conclui-se que Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS) no estado do Pará, teve sua formulação a partir do reconhecimentos das relações entre desigualdade, pobreza energética e exclusão energética, tendo efeitos positivos na gestão pública de eletricidade nas áreas em que tem sido implementado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.