Eventos científicos como estratégia de marketing
impactos sobre o posicionamento da marca no mercado educacional
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3478Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar os meios utilizados pelo setor de marketing de eventos científicos (congressos) organizados pelo grupo SER Educacional. Especificamente, o artigo buscou identificar o uso de estratégias de marketing para potencializar eventos científicos. O artigo baseia-se na teoria das estratégias de marketing, especificamente no marketing educacional. A questão central é: como as estratégias de marketing educacional contribuem para a valorização de uma marca universitária a partir de eventos científicos e assim valorizar e consolidar a marca no contexto educacional? Metodologicamente, a pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e utilizou técnicas que permitiram analisar as estratégias do Grupo SER na organização de congressos na Universidade da Amazônia no período de 2015 a 2020. Os dados foram coletados no banco de dados do Sistema de Gestão de Eventos Científicos do Grupo SER Educacional. O artigo mostra que ao longo dos anos o Grupo SER Educacional vem inovando e acompanhando as tendências do mercado e do marketing. A cada ano, campanhas de marketing realizadas a partir de ferramentas de Marketing de Eventos oferecem novas estratégias para divulgar serviços, cursos e atividades. As estratégias utilizadas fortalecem a marca da instituição tanto para o público interno quanto externo. Adicionalmente, contribuem para a expansão e aquisição de novos públicos, uma vez que o mercado educacional privado se torna cada vez mais competitivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.