Eventos científicos como estratégia de marketing

impactos sobre o posicionamento da marca no mercado educacional

Autores

  • João Janguiê Diniz Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia
  • Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos PhD em Estudos do Desenvolvimento pela Swansea University
  • Maria Betânia Carvalho Fidalgo Arroyo Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3478

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar os meios utilizados pelo setor de marketing de eventos científicos (congressos) organizados pelo grupo SER Educacional. Especificamente, o artigo buscou identificar o uso de estratégias de marketing para potencializar eventos científicos. O artigo baseia-se na teoria das estratégias de marketing, especificamente no marketing educacional. A questão central é: como as estratégias de marketing educacional contribuem para a valorização de uma marca universitária a partir de eventos científicos e assim valorizar e consolidar a marca no contexto educacional? Metodologicamente, a pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e utilizou técnicas que permitiram analisar as estratégias do Grupo SER na organização de congressos na Universidade da Amazônia no período de 2015 a 2020. Os dados foram coletados no banco de dados do Sistema de Gestão de Eventos Científicos do Grupo SER Educacional. O artigo mostra que ao longo dos anos o Grupo SER Educacional vem inovando e acompanhando as tendências do mercado e do marketing. A cada ano, campanhas de marketing realizadas a partir de ferramentas de Marketing de Eventos oferecem novas estratégias para divulgar serviços, cursos e atividades. As estratégias utilizadas fortalecem a marca da instituição tanto para o público interno quanto externo. Adicionalmente, contribuem para a expansão e aquisição de novos públicos, uma vez que o mercado educacional privado se torna cada vez mais competitivo.

Biografia do Autor

João Janguiê Diniz, Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), Mestre em Gestão pela UFPE, Especialista em Direito do Trabalho e em Gestão de IES, Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Mauricio de Nassau e analista judicial - Oficial de justiça avaliador - TRT 6 REGIÃO. Doutorando em Administração - UNAMA Universidade da Amazônia.

Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos, PhD em Estudos do Desenvolvimento pela Swansea University

PhD em Development Studies - University of Wales Swansea (2008). Titulo de doutorado convalidado pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia-NAEA da Universidade Federal do Pará(2008). Especialização em Docência do Terceiro Grau (1993). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1996). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1986). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) desde 2009.

Maria Betânia Carvalho Fidalgo Arroyo, Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia

Doutora pelo programa de Pós Graduação em Administração PPAD pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2020. Mestrado em Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 1998. Atualmente exerce funções de Reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas