Gestão Social e o Caráter Democrático no Reordenamento do ‘Suas’ na Política Municipal de Assistência Social

Autores

  • Fábia Jaqueline Miranda Universidade da Amazônia/ Programa de Pós-Graduação de Gestão de Conhecimentos para o Desevolvimento Socioambiental https://orcid.org/0009-0004-0433-8428
  • Luciana Rodrigues Ferreira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3483

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a dimensão democrática no reordenamento institucional da política de assistência social em Ananindeua-PA (2005-2020) e a Gestão Social, destacando participação e dialogicidade como categorias estruturantes. Apoia-se teoricamente nas contribuições contemporâneas sobre Gestão Social, destacando Tenório e Araújo (2020), Cançado et al. (2015), Leal e Corá (2020), entre outros. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, histórica, documental e bibliográfica. Os resultados indicam um movimento ambivalente da gestão municipal: por um lado, verificaram-se iniciativas alinhadas ao paradigma democrático e participativo; por outro, práticas burocráticas e centralizadoras ainda persistem, impedindo plena efetividade do modelo participativo proposto pelo SUAS. Conclui-se que o fortalecimento da Gestão Social demanda consolidação sistemática da participação e da dialogicidade como elementos centrais da gestão pública. Por fim, foi possível chegar à inferência de que a tomada de decisão em processos de reorganização da política municipal de assistência social para a sua plena adequação ao marco regulatório deve ser com base na perspectiva democrática

Biografia do Autor

Fábia Jaqueline Miranda, Universidade da Amazônia/ Programa de Pós-Graduação de Gestão de Conhecimentos para o Desevolvimento Socioambiental

Doutora pelo PPAD/UNAMA e professora do PPGC/UNAMA

Luciana Rodrigues Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)

Doutora em Educação, na Linha de Estado, Politicas Publicas e Formacao Humana, pela Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar), São Paulo. Mestre em Educação na linha de Politicas Publicas Educacionais. Servidora da Escola de  Governança Pública do Estado do Pará  (EGPA) e Professora da Universidade da Amazônia, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração. E bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado pela Capes/PPGE/UFPA.

 

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Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas