Relações Governo-Universidade-Empresa para a Inovação Tecnológica - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n1p7-21)

Autores

  • Paulo Cesar de Sousa Batista Universidad Estadual do Ceará
  • Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo Fundação Getúlio Vargas
  • Raphael Campus Universidade Estadual do Ceará
  • Luís Fernando Universidade Estadual do Ceará
  • Elias Pereira Lopes Júnior Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v2i1.43

Palavras-chave:

Relação Governo-Universidade-Empresa, Inovação Tecnológica, Cooperação.

Resumo

A cooperação entre empresas e universidades facilita a produção de conhecimento e a sua transformação em novas tecnologias produtivas, contribuindo para a competitividade empresarial e dos espaços regionais em um mundo globalizado. Em virtude da relevância do assunto, desenvolveu-se este artigo com o objetivo de identificar a prática das relações entre o governo, as universidades e as empresas cearenses no tocante à inovação tecnológica. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados através da pesquisa documental e de entrevistas com atores representativos da inovação do Estado, selecionados por conveniência e acessibilidade. As informações foram tratadas pela análise de conteúdo, revelando que existem diferenças entre universidades e empresas quanto aos motivos para a produção de conhecimento, prazos de execução de projetos e finalidade do conhecimento pesquisado. Contudo, os ganhos potenciais associados à cooperação para as partes envolvidas e para o Estado criam oportunidades reais para o desenvolvimento da relação entre esses agentes. Porém, existe a necessidade do Governo exercer um papel mais efetivo na articulação desses atores, definir claramente os setores estratégicos para inovação, promover a Lei de Inovação no Ceará e adotar outras medidas específicas identificadas para o incentivo à inovação.

Biografia do Autor

Paulo Cesar de Sousa Batista, Universidad Estadual do Ceará

Ph.D em em Economia pela University of Illinois - System. Professor da Universidad Estadual do Ceará.

Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio e Graduado em Administração pela Faculdade Leão Sampaio. Tem experiência na área de ensino, administração e de pesquisas acadêmicas e gerenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Geral, Teoria das Organizações, Cultura Organizacional, Administração Intercultural e Estudos Organizacionais.

Raphael Campus, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará.

Luís Fernando, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará.

Elias Pereira Lopes Júnior, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Downloads

Publicado

2013-06-19

Edição

Seção

Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia