Gestão Hoteleira como fator de competitividade: análise do binômio gestor – hóspede ## Hotel Management as a competitiveness factor: binomial analysis of the manager's – guests and host ##

Autores

  • José Lúcio Bentes do Nascimento Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Faculdade de Turismo
  • Armando Luis Lima de Campos Vieira Universidade de Aveiro, Portugal
  • Gilvanilde Tenório Mendes dos Santos Universidade Estadual do Estado do Pará

Palavras-chave:

Gestão da Hospitalidade comercial, Correlação, Comparação

Resumo

RESUMO
O presente estudo objetiva investigar, a partir da opinião dos gestores e hóspedes, a relação entre a prática gerencial na hospitalidade comercial e o diferencial competitivo dos serviços hoteleiros no nível estratégico de gestão. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa transversal (seccional), analítica inferencial, com amostra representativa de gestores e hóspedes de empresas hoteleiras do Polo Turístico Belém (PA). Para a análise exploratória de dados, seguiu-se o modelo quantitativo da estatística descritiva. Os dados foram avaliados com a aplicação dos programas BioEstat versão 5.4 e Statistical Analysis Software (SAS) versão 9.4. A ferramenta estatística aplicada à correspondência entre respostas de Gestor e Hóspede foi a do Coefi ciente de Correlação (r) de Pearson. A comparação entre os Meios de Hospedagem Comercial (MHC) deu-se pela Análise de Variância (ANOVA). Os resultados atestam que a correlação entre a opinião de gestores e hóspedes não é signifi cante no nível da gestão estratégica. Em contrapartida, a comparação entre os (MHC) revelou que os alojamentos de grande porte apresentam melhores índices em relação aos de pequeno e médio porte. Os resultados da pesquisa também apontam a satisfação do hóspede em relação à prestação dos serviços disponibilizados pelos colaboradores, embora a alta gerência, para tornar-se competitiva, precise, dentre outras ações, oferecer treinamento de aprendizagem para qualifi car e requalifi car os trabalhadores, e, ao mesmo tempo, incentivá-los a ampliar conhecimentos e a prática empreendedora inovadora proativa na resolução de problemas afetos a questões cotidianas nas áreas tecnológicas, ambientais e operacionais nos (MHC).
Palavras-Chave: Gestão. Hospitalidade comercial. Competitividade. Correlação. Comparação.

 

AOS - Amazônia, Organizações e Sustentabilidade
DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v6n1p115-138
ISSN online: 2238-8893

http://revistas.unama.br/ 

Biografia do Autor

José Lúcio Bentes do Nascimento, Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Faculdade de Turismo

Administrador graduado pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1985); Especialista em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MG) / (1985); Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (SC) - UNIVALI (2004). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) / Categoria (Adjunto IV), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Faculdade de Turismo. Desenvolve Doutoramento em Turismo - Universidade de Aveiro - PT

Armando Luis Lima de Campos Vieira, Universidade de Aveiro, Portugal

Director, Advanced Studies in TourismVice-Director, Doctoral Programme in TourismDEGEIT/GOVCOPP -; Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Gestão, Economia, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro -PT.

Gilvanilde Tenório Mendes dos Santos, Universidade Estadual do Estado do Pará

Enfermeira e Técnica do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Doenças Infecto Contagiosas

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Publicado

2017-11-18

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia