Conselhos e a Formulação de Políticas Públicas em Educação: A Participação de Organizações da Sociedade Civil em São João Del Rei/MG - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n2p33-46)

Autores

  • Júnia Fátima Carmo Guerra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v2i2.59

Palavras-chave:

Conselhos de Políticas Públicas, Capital Social, Valores Cívicos, Gestão Participativa, Democracia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as dinâmicas e estratégias de atuação do Conselho Municipal de Educação de São João del Rei/MG, no período de 2005 a 2009, com o intuito de compreender a noção de participação que permeia a sua práxis, associada ao construto teórico do Capital Social. Para isso, primeiramente, apresentou-se os pressupostos sobre a criação dos conselhos brasileiros e suas possíveis contribuições como participação direta dos cidadãos no exercício do poder. Em seguida foram discutidas as definições de Capital Social a partir da valorização dos aspectos cívicos para a consolidação da democracia, bem como a sua importância para o funcionamento efetivo de canais de participação, evidenciando, adiante, os aportes teóricos que conceituam a participação a partir da lógica dialógica. O resultado, por meio de pesquisa qualitativa, revelou que o Conselho Municipal de Educação de São João del Rei/MG apresentou no período pesquisado, um baixo acúmulo de Capital Social inserido a um limitado processo participativo, ao observar falta de compreensão e interesses cívicos associado a ausência de relações horizontais de poder.

Biografia do Autor

Júnia Fátima Carmo Guerra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e doutoranda do curso de Administração da PUC Minas.

Armindo Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas.

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Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Orphaned