A INFLUÊNCIA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NA DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS ## THE INFLUENCE OF SUSTAINABLE CONSUMPTION IN THE DECISION TO PURCHASE ORGANIC PRODUCTS

Authors

  • Rodrigo Garcia Stoll Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Thiago Antionio Buron Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p129-144

Keywords:

Consciência Ambiental, Atitudes Sustentáveis, Intensão de Compra.

Abstract

A crescente preocupação com a área ambiental, associada à exploração excessiva dos recursos naturais ameaça a sustentabilidade dos sistemas, o consumo de forma exagerada e desordenada auxilia a promover o exaurimento dos recursos naturais escassos, além dos resíduos pós-consumo. Para responder alguns questionamentos sobre consumo de produtos orgânicos, este estudo buscou identificar se existe relação entre consciência ambiental e atitudes sustentáveis e a influência dela na decisão de compra de consumidores de orgânicos. Por meio de pesquisa descritiva e quantitativa realizada com moradores de Dom Pedrito/RS, constatou-se a existência de uma fraca relação entre a consciência ambiental e atitudes sustentáveis, da mesma forma esta relação também foi considera fraca quando comparado à consciência ambiental em relação à intensão de compra. As atitudes sustentáveis demostraram uma relação modera com a intenção de compra, indicando que consumidores que agem de maneira sustentável tendem a serem influenciados positivamente a consumir produtos que sejam ecologicamente sustentáveis. Outros resultados subjacentes serão apresentados no decorrer do trabalho.

Author Biographies

Rodrigo Garcia Stoll, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Gestor em Agronegócios pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB);

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito e Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento.

Thiago Antionio Buron, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Diretor e Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito e Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da  Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento.

Published

2019-08-14

Issue

Section

Marketing