Environmental, Social and Governance: uma análise das publicações na Web of Science

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2563

Keywords:

Environmental, Social, Governance, Web of Science.

Abstract

A discussão sobre Environmental, social and governance (ESG) está em pauta no Brasil e no mundo, de modo que as organizações cada vez mais estão buscando atender as demandas de seus stakeholders e da sociedade. A temática ESG está sendo discutida no ambiente corporativo, entretanto, o conceito já faz parte da literatura há algum tempo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre Environmental, social and governance (ESG) na base de dados Web of Science, no período de 2011 a 2020. Por meio do estudo bibliométrico tem-se o propósito de verificar as escolhas acadêmicas em relação à temática em estudo. Constatou-se o aumento de publicações com destaque para o ano 2020, concentrando-se nos Estados Unidos da América e o inglês sendo o principal idioma. A análise sociométrica evidenciou que as palavras-chave mais utilizadas (período 2016-2018) foram: Corporate social performance, Voluntary disclosure, Gender diversity e Earnings management. O número crescente de publicações evidencia a importância do tema. Esta pesquisa contribuiu com a temática ESG ao realizar uma análise quantitativa das publicações no período 2011-2020, sendo que este estudo pode embasar novas discussões, fornecendo aos pesquisadores classificações sobre o estado atual da literatura. Para investigações futuras, sugere-se a realização de revisão sistemática da literatura sobre o tema a fim de aprofundar a análise, bem como analisar a relação entre ESG e desempenho no contexto desencadeado pela crise pandêmica da Covid-19.

Author Biographies

Greice Eccel Pontelli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Rodrigo Reis Favarin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM)

Camila Peripolli Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria

Published

2022-11-08

Issue

Section

Estudos Organizacionais e Estratégia