A abordagem effectuation na experiência empreendedora: um relato autoetnográfico da trajetória de um empreendedor no setor de educação.

Authors

  • Edson Urubatan Pinto de Andrade
  • Felipe Zambaldi
  • Andre Ofenhejm Mascarenhas
  • Jonny Mateus Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2830

Abstract

Na contemporaneidade, pesquisadores da área de administração têm analisado o comportamento de empreendedores a partir de duas abordagens: Causation e Effectuation. A abordagem Causation, paradigma clássico de estudos, caracteriza-se pela predição de cenários futuros e delimitação prévia de objetivos para a atuação em um mercado. A abordagem Effectuation é centrada na crença do empreendedor na possibilidade de construção de cenários futuros a partir dos meios que dispõe, caracterizada por uma orientação não preditiva e maior adaptabilidade às contingências. O objetivo da pesquisa foi investigar a constituição e desenvolvimento de uma empresa atuante na área de ensino e educação a partir de perspectivas teóricas sobre o modelo Effectual. O método foi a autoetnografia, visto o principal pesquisador também ser fundador e gestor da empresa. Contribuíram à investigação entrevistas com atores que participaram da constituição e desenvolvimento do empreendimento e análise de documentos do acervo pessoal do empreendedor. Foram observados pontos convergentes e divergentes entre a descrição teórica do modelo Effectual e a trajetória do empreendimento. As divergências centraram-se, sobretudo, no denominado princípio das Perdas Toleráveis, visto que foi constatado que o comprometimento financeiro do empreendedor foi além de sua expectativa prévia do que seria tolerável.

Published

2022-11-08

Issue

Section

Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia