A Gestão Estratégica dos Gastos mediante a utilização do Método de Custos Conjuntos para Faculdades
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2840Abstract
Este estudo teve como objetivo norteador a construção de um modelo de centro de custos conjuntos idealizado para compor a gestão estratégica dos fatores de produção para cada curso de uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belém do Estado do Pará. Foi realizado um mapeamentos dos diversos processos acadêmicos e administrativos fundamentais para a compreensão da interrelação entre os setores e analisando as restrições que impactavam ao procedimento de construção de um modelo de centro de custos conjuntos, com a finalidade de viabilizar uma mudança na situação da IES, de modo a fortalecer o processo decisório dos coordenadores de curso, do diretor acadêmico e do diretor geral da IES e mantenedores, com relação ao custo conjunto dos cursos e sua relação na formação do custos totais da instituição. O referencial teórico que sustentou o estudo discorre sobre a eficácia dos processos referentes às atividades do Ensino por curso da IES. O estudo utiliza uma metodologia de natureza exploratória compatível com a apuração dos custos conjuntos das atividades de ensino, sem, no entanto, se reportando às atividades agregadas após o ponto de separação. Os resultados foram obtidos mediante a alocação de recursos financeiros estruturados como custos conjuntos, chamando atenção para os custos comuns na forma como estes afetam a formação do preço por curso. Em sua conclusão, o modelo de custos conjuntos é apresentado de forma objetiva, contemplando os interesses de uma gestão estratégica voltada para a obtenção de melhores resultados em seus cursos de Graduação.
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