A INFORMALIDADE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO MERCADO DE AUTOPEÇAS - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v1n2p33-48)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v1i2.31Keywords:
Estratégia, Informalidade, Formalidade, Competitividade, Concorrência.Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias competitivas adotadas pelas indústrias do setor de autopeças e sua eficácia no plano da competição com as empresas praticantes de informalidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, que envolveu 22 empresas do setor de autopeças situadas no Estado de Minas Gerais. Os principais resultados, respeitando-se as diferenças entre os segmentos de reposição e não reposição de peças, apontam para a confirmação da presença da informalidade no segmento de autopeças no Estado de Minas Gerais, sendo o subfaturamento, a falsificação e o roubo de peças as práticas mais comuns e as empresas do segmento de peças para reposição as mais afetadas pelo fenômeno. Constatou-se, também, que as causas da informalidade estão relacionadas, principalmente, ao mercado de produtos e ao mercado de trabalho. Quanto à prática da informalidade no mercado de autopeças, pode-se dizer que ela está relacionada, sobretudo, à nova dinâmica de concorrência no mercado, à baixa qualidade das peças e à redução de preços. Outra constatação, nas empresas pesquisadas, é que estratégias de preços e rentabilidade e de produção e marketing foram alteradas para que elas pudessem competir com as empresas praticantes da informalidade. Observou-se que aquelas empresas adotam estratégias genéricas para competir com o mercado informal, sendo o desenvolvimento de novos produtos e o de programas de suporte os recursos estratégicos mais citados. Por fim, pode-se dizer que as estratégias utilizadas são eficazes, uma vez que as empresas pesquisadas desenvolveram controles específicos para a medição de resultados, embora tais resultados não sejam divulgados entre as empresas parceiras do mesmo segmento.
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