A APLICAÇÃO DE DIFERENTES LENTES NA COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO COMO CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS CIDADES - (DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p83-104)

Authors

  • Jonas Fernando Petry Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).
  • Marcia Zanievicz da Silva Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professora da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua também no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Contábil da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos corporativos, sistemas de controles gerenciais.
  • Gustavo da Rosa Borges Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006) e mestrado em Administração pela Unisinos. Atualmente faz Doutorado em Administração na FURB e é bolsista CAPES. Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing Esportivo, Teorias Organizacionais e RH.
  • Denise Del Prá Netto Machado ossui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (1984), mestrado também pela UFSC (1996), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP - EAESP/FGV - (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) Grupo de Pesquisa CULTI. É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) atuando nos Programas de Pós-Graduação em Administração (mestrado), Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (mestrado e doutorado) e membro do Comitê Científico da área de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Gestão da Inovação e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, gestão organizacional, cultura organizacional, gestão e avaliação de ambientes propícios ao desenvolvimento de inovações, desempenho em inovação de produtos e Teoria Institucional.

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v4i2.320

Keywords:

desenvolvimento, crescimento econômico, desempenho das cidades brasileiras.

Abstract

O artigo discute as diferentes lentes teóricas empregadas ao longo do tempo na compreensão dodesenvolvimento como crescimento econômico. Os autores acreditam que, incorporando múltiplospontos de vista da revisão de trabalhos empíricos e teóricos, é possível desenvolver um modeloabrangente dos efeitos do desenvolvimento e do crescimento econômico a partir de uma perspectivapluralista para avaliar os fenômenos organizacionais que têm relação com o desempenho das cidades.Para isso, foram investigadas 37 cidades brasileiras com população aproximada de 140 mil habitantes,considerando 29 indicadores de natureza econômica, social e de conservação dos recursos naturais. Asobservações empíricas mostram que a qualidade dos atributos dos indicadores institucionais explicauma variação signifi cativa do desempenho das cidades, que poderá ser captado por duas dimensões:econômica e social. No entanto, dez indicadores institucionais apresentam alta dessemelhança, o queassinala baixa qualidade dos atributos para representar o desempenho.

Author Biographies

Jonas Fernando Petry, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG). E-mail jonaspetry@brturbo.com.br

Marcia Zanievicz da Silva, Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professora da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua também no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Contábil da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos corporativos, sistemas de controles gerenciais.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professora da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua também no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Contábil da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos corporativos, sistemas de controles gerenciais. E-mail marciaza@gmail.com

Gustavo da Rosa Borges, Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006) e mestrado em Administração pela Unisinos. Atualmente faz Doutorado em Administração na FURB e é bolsista CAPES. Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing Esportivo, Teorias Organizacionais e RH.

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006) e mestrado em Administração pela Unisinos. Atualmente faz Doutorado em Administração na FURB e é bolsista CAPES. Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing Esportivo, Teorias Organizacionais e RH. E-mail gustavodarosaborges@gmail.com

Denise Del Prá Netto Machado, ossui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (1984), mestrado também pela UFSC (1996), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP - EAESP/FGV - (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) Grupo de Pesquisa CULTI. É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) atuando nos Programas de Pós-Graduação em Administração (mestrado), Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (mestrado e doutorado) e membro do Comitê Científico da área de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Gestão da Inovação e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, gestão organizacional, cultura organizacional, gestão e avaliação de ambientes propícios ao desenvolvimento de inovações, desempenho em inovação de produtos e Teoria Institucional.

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (1984), mestrado também pela UFSC (1996), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP - EAESP/FGV - (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) Grupo de Pesquisa CULTI. É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) atuando nos Programas de Pós-Graduação em Administração (mestrado), Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (mestrado e doutorado) e membro do Comitê Científico da área de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Gestão da Inovação e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, gestão organizacional, cultura organizacional, gestão e avaliação de ambientes propícios ao desenvolvimento de inovações, desempenho em inovação de produtos e Teoria Institucional. E-mail profadenisedelpra@gmail.com

Published

2016-02-22

Issue

Section

Estudos Organizacionais e Estratégia