Educação Corporativa Estudo de caso de uma organização instalada em Manaus - Corporative Education: Case study of an organization installed in Manaus

Authors

  • Iyad Amado Hajoj Faculdade Maurício de Nassau de Manaus
  • Ernandes Rodrigues do Nascimento Grupo SER EDUCACIONAL
  • Cláudio Dantas Frota UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Iremar Bezerra Da Luz UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v5i1.327

Keywords:

Educação Corporativa. Aprendizagem Organizacional. Desenvolvimento de Competência.

Abstract

A globalização e o consequente avanço das tecnologias de informação e comunicação levaram às organizações a necessidade de se reinventarem, buscando a sua permanência competitiva no mercado mundial. Dentre os vários fatores que corroboram efetivamente com desenvolvimento de uma empresa estão os funcionários, o capital intelectual, os quais precisam se manter, continuamente, capacitados e prontos para responder as novas demandas industriais e comerciais impostas pelos consumidores, fornecedores, acionistas, Governo e vários outros atores. Uma opção para resolver ou, pelo menos, reduzir o gap existente entre a formação continuada dos funcionários e as exigências do mercado é a Educação Corporativa – EC, promovendo o desenvolvimento dos colaboradores e tornando-os aptos para atuarem nas suas funções dentro dos padrões esperados. Esta pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso único, analisou uma organização instalada na Cidade de Manaus, coletando os dados a partir de documentos institucionais e foi utilizada a técnica de análise de séries temporais buscando compreender a evolução organização ao longo do tempo. Os resultados apresentaram que o a implementação da Educação Corporativa tem promovido maior motivação entre os seus funcionários, reduzido a rotatividade e aumentado a sua produtividade, contribuindo com a literatura existente, sugerindo novas pesquisas e apresentando a importância da EC para o contexto atual do país.

 

ABSTRACT

Globalization and the consequent advancement of information and communication technologies have led to organizations the need to reinvent themselves, seeking their competitive permanency in the world market. Among the various factors that effectively corroborate development of a company are employees, intellectual capital, which need to remain continuously trained and ready to respond to new industrial and commercial demands imposed by customers, suppliers, shareholders, government and several other actors. One option to solve or at least reduce the existing gap between the ongoing training of employees and market requirements is the Corporate Education - EC, promoting the development of employees and enabling them to act in their roles within the expected standards. This qualitative research, through a single case study examined an organization installed in the city of Manaus, collecting data from institutional documents and was used time series analysis technique seeking to understand the evolution of the organization over time. The results showed that the implementation of the Corporate Education has promoted greater motivation among employees, reduced turnover and increased productivity, contributing to the literature, suggesting new research and presenting the importance of the EC to the current context of the country.

 

DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n165-86

Author Biographies

Iyad Amado Hajoj, Faculdade Maurício de Nassau de Manaus

Administrador de Empresas; Mestre em Engenharia de Produção – UFAM; MBA em Marketing pela Fundace-USP; Especialização em Administração de Marketing e Varejo pela FAAP-SP; Bacharel em Administração. Diretor de Unidade da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus.

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Grupo SER EDUCACIONAL

Mestre em Administração – UFPE; Mestre em Educação - ULE; Especialista em Formação Docente para EAD - ESAB; Bacharel em Administração – FACIG; Diretor Regional do Grupo Ser Educacional; Professor Executor nos cursos em EAD na UNINASSAU. Professor de Administração na Faculdade Joaquim Nabuco

Cláudio Dantas Frota, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Doutorado em Engenharia de Transportes - UFRJ; Mestrado em Engenharia de Produção UFRJ; Especialista em Planejamento Estratégico Público; Graduado em Administração - UFAM. Professor adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas

Iremar Bezerra Da Luz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Mestre em Engenharia de Produção – UFAM; MBA em Engenharia de Qualidade – UEA; Especialista em Engenharia de Produção – UFAM; Engenheiro de Materiais - UFPB. Experiência no desenvolvimento de programas de qualificação de fornecedores e aplicação das ferramentas automobilísticas APQP e PPAP

Published

2016-07-08

Issue

Section

Estudos Organizacionais e Estratégia