Mercado institucional de produtos agropecuários de assentamentos rurais na Amazônia [Institutional market for Agricultural Products of rural settlements in the Amazon]
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v5i2.423Keywords:
Programa de Aquisição de Alimentos, reforma agrária, mercados institucionaisAbstract
O objetivo da pesquisa foi entender como é feita comercialização e a participação O objetivo da pesquisa foi entender como é feita a comercialização e a participação no PAA(Programa de Aquisição de Alimentos) dos principais produtos agrícolas, frutas, produtos animais efl orestais madeireiros e não madeireiros, de famílias assentadas pelo programa de reforma agrária naAmazônia, especifi camente nos municípios de Altamira, Itaituba e Santarém. Por meio de pesquisabibliográfi ca e com dados secundários, chegou-se à conclusão que, embora os municípios e regiõespesquisadas sejam relevantes para a economia do Pará, estes são díspares em relação à produção ecomercialização nos mercados institucionais, provavelmente pelo fato das distâncias geográfi cas queos caracterizam, a despeito do PAA ser uma política pública de ampliação de mercado e renda paraprodutos de origem familiar.
Palavras-chave: Programa de Aquisição de Alimentos. Reforma agrária. Mercados institucionais.
ABSTRACT
This research objectifi ed understand how commercialization and PAA (Food Acquisition Program)’sparticipation are realized for the principals farm products, fruits, animals products, and forest timberand non-timber, from settled families by the agrarian reform program in the Amazon, specifi callyat Altamira, Itaituba and Santarém cities. By bibliographic research and secondary databases, theauthors concluded that the cities and regions researched are important for the Pará State’s economy,but there are disparate about production and commercialization ate Institutional Markets, so, costsand prices are unmatched, probably because of geographical distances for the cities, and the PAA isa public policy that extend market and incomes for familiar farm’s products.
Keywords: Food Acquisition Program. Agrarian reform. Institutional markets.
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