Estudo Bibliométrico sobre a Sustentabilidade na Área de Economia Empresarial - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p101-120)

Authors

  • Jaqueline Silinske Universidade federal de Santa Maria
  • Matheus Frohlich Marquetto Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i2.78

Keywords:

Sustentabilidade, Administração, Bibliometria

Abstract

O objetivo dessa pesquisa é analisar as publicações sobre a sustentabilidade na área de economia empresarial, verificando as principais áreas relacionadas à Administração que estão sendo estudadas juntamente com sustentabilidade. A pesquisa foi realizada utilizando o banco de dados do sistema Web of Science, especificamente na área de business economics, buscando informações sobre total de publicações, autores, tipos de publicações, países que mais publicam, idiomas predominantes nas publicações, fontes de publicação e instituições relacionados ao tema de sustentabilidade nos últimos dez anos. Além disso, foram identificados os “hot topics” nas áreas relacionadas a Administração e Sustentabilidade. A análise dos dados foi por meio do cálculo dos índices h-b e m propostos por Banks (2006). Os resultados obtidos foram: houve evolução no número de publicações referente ao tema de sustentabilidade durante o período de 2003 (131 publicações) a 2011 (773 publicações), sendo que o país que mais publica é os Estados Unidos, o idioma predominante das publicações é o inglês e a principal fonte de publicação é o Ecological Economics. Dentre os 20 tópicos combinados com competitividade, os que se classificaram como “hot topics” foram: Management, Sustainable Development, Business, Marketing, Sustainability Indicators, Economic Development, Innovation, Consumption, Government, Business Performance, Social and Environmental Management, Competitive Advantage, Corporate Social Responsibility e Environmental Accounting.

Author Biography

Jaqueline Silinske, Universidade federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Published

2014-12-12

Issue

Section

Gestão Social e Políticas Públicas