As Dimensões da Sustentabilidade em uma Organização do Terceiro Setor em Santa Catarina: Um Estudo no Programa Oficina Educativa Verde Vida - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p127-150)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v4i1.201Palabras clave:
Sustentabilidade. Organização. Terceiro setor.Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar como as dimensões social ambiental e econômica, conhecidas como tripé da sustentabilidade - são inseridas no dia a dia em uma organização não governamental em Santa Catarina. Para o desenvolvimento do artigo optou-se pela escolha de uma organização do terceiro setor atuante no município de Chapecó/SC, o Verde Vida – Programa Oficina Educativa. Trata-se de uma ONG (Organização Não Governamental), que promove trabalhos sócio-educativos em adolescentes de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, oriundos de famílias carentes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas de roteiro semiestruturado junto aos gestores e alguns funcionários do Verde Vida. Foram analisados documentos internos da ONG e, também uma visita à instituição, para conhecer e verificar as práticas realizadas em torno da sustentabilidade, bem como, conhecidas as atividades desenvolvidas pela ONG, sua realidade e suas dificuldades. Os resultados encontrados demonstram que a ONG tem um forte direcionamento para o aspecto social e ambiental da sustentabilidade, porém, uma limitação no aspecto econômico. Essa limitação econômica vem dificultando à continuação do Verde Vida. Os gestores da ONG entendem que para continuar com as atividades sociais e ambientais do Programa Verde Vida, necessitam melhorar a gestão e consequentemente o aspecto econômico da organização.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.