ANÁLISE INSTITUCIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO NO BRASIL E NO REINO UNIDO **INSTITUTIONAL ANALYSIS FOR SUPPLY CHAIN SUSTAINABILITY IN BRAZIL AND THE UK**
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v6i2.464Palabras clave:
Sustentabilidade, Cadeia de Suprimento, Análise Institucional, Estratégia.Resumen
Os avanços nos debates sobre sustentabilidade em cadeias de suprimento (SCS) têm exigido estudos que busquem tanto validação empírica como formulação teórica para a temática. Assim, com o intuito de contribuir neste contexto, o objetivo deste artigo é identificar a dinâmica institucional evidenciada para a inserção da sustentabilidade em cadeias de suprimento. Para tanto, por meio de pesquisa qualitativa, foram realizados quatro estudos de casos, no Brasil e no Reino Unido. Os resultados indicam que para haver a SCS de forma efetiva e entendida como lógica institucional, deve-se considerar a influência direta da capacidade de agência, da legitimidade e da prática de sustentabilidade em cada setor econômico de estudo, fato este que ficou claro em apenas um dos casos estudados. Tal visão ratifica a contribuição real que a abordagem institucional tem para a compreensão e prática da sustentabilidade em cadeias de suprimento.
Abstract
Current debates on supply chain sustainability (SCS) requires more and more researches focused on empirical validation and theoretical contributions for the topic. Based on this argument, this paper aims to identify how to introduce sustainability in supply chains using an institutional dynamic lens. Therefore, from a qualitative approach, case studies were carried out in Brazil as well as in the United Kingdom. Findings indicate that to promote SCS as a institutional logic, there is significant influence from agency capacity, legitimacy and practice of sustainability in each economic sector studied. That was identified only in one of the case studies developed. From this perspective, it is possible to ratify that the institutional approach is an important theory to understand and practice sustainability throughout supply chains.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.