INOVAÇÃO SOCIAL COMO PROMOTOR DE EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v7i1.762Palabras clave:
Inovação social, economia solidária, empreendimentos de economia solidáriaResumen
As graves consequências do capitalismo, globalização e a fragmentação da responsabilidade dos governos e empresas pela coesão social culminaram em altos índices de desemprego, violência e criminalidade, aprofundando problemas como pobreza, marginalização e desigualdade social (RODRIGUES; BARBIERI, 2008). Nesse contexto surgem as iniciativas de inovação social, com a proposta de busca por meios únicos que transformem esse contexto social problemático, incentivando alternativas que gerem ganhos sociais. A Economia Solidária se insere nessa discussão com o propósito de restaurar o direito ao trabalho e a percepção de renda, contribuindo para o desenvolvimento local e comunitário, e para a transformação e alcance de coesão social (SOARES et al, 2016; RAMOS, 2011). Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo propor um aprofundamento no uso do conceito de inovação social e sua relação com os modelos de economia solidária, apresentando a construção de uma proposição teórica que envolva dimensões de análise dos dois constructos, analisando fatores motivadores e limitadores inerentes a este processo. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com enfoque na obtenção de dados e evidencias para a construção das dimensões de análise e as relações entre os constructos estudados a partir da pesquisa bibliográfica. Os principais resultados alcançados por esse estudo refere-se a construção teórica e relação entre as dimensões da Inovação Social com as dimensões de Economia Solidária, reconhecendo a Economia Solidária como iniciativa de Inovação Social, destacando os fatores que limitam e motivam o processo de criação e sustentabilidade desse tipo de empreendimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.