Compras Públicas Sustentáveis: Um Estudo nas Universidades Federais Brasileiras - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n1p27-44)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v3i1.88Palabras clave:
Teoria da legitimidade. Compras públicas sustentáveis. Universidades federais brasileiras.Resumen
O objetivo do estudo é verificar quais aspectos de sustentabilidade são observados durante o processo de compras públicas pelas universidades federais brasileiras. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e análise documental dos dados obtidos no relatório de gestão de 2011 das universidades. A análise dos dados foi realizada com a utilização da estatística descritiva, da entropia informacional e por meio da correlação de Kendall. Os resultados revelaram que as universidades estudadas apresentam uma heterogeneidade nas informações relativas às compras sustentáveis e que muitas apresentaram a informação que não estão aplicando de forma total ou parcial os aspectos sobre as questões ambientais e sustentáveis. Quanto aos produtos, a maioria das universidades buscam adquirir produtos de qualidade e com uma durabilidade maior, além de procurar adquirir produtos com menor consumo de água e energia, porém, a compra de produtos mais específicos, como carros menos poluentes e materiais reciclados, às informações encontradas foram de que há pouca aplicabilidade desses procedimentos. O estudo demonstrou que é necessária a ampliação pelas universidades estudadas das práticas de gestão ambiental em seus processos de compras públicas de forma mais sustentável.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.