Reativo ou Pró-ativo? Pró-atividade ambiental das lavanderias de jeans em Caruaru-PE (Brasil) ## Reactive or Proactive? Environmental pro-activity of denim washing companies in Caruaru-PE (Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v9i2.1317

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Pro-atividade ambiental, Setor Têxtil, Environmental Management, Environmental Pro-activity, Textile Sector

Resumo

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo analisar como se manifesta a preocupação da gestão ambiental nas lavanderias na cidade de Caruaru-PE, com base no modelo teórico proposto por Gonzáles-Benito e Gonzáles-Benito (2006), que reconhece o posicionamento da organização, no que diz respeito à gestão ambiental, num contínuo entre reativo e pró-ativo. Propõem-se a identificação dos fatores que impulsionam o desenvolvimento de práticas ambientais dentro de empresas desse ramo, de modo que possa ser analisado o seu posicionamento diante da temática. Tendo por base os fundamentos da pesquisa exploratória qualitativa, a metodologia empregada foi a de estudo de múltiplos casos, utilizando como instrumento de coleta de dados de entrevistas semiestruturadas. Duas empresas participaram da investigação, sendo a primeira apenas de lavagem de jeans e a segunda lavagem e confecção de jeans, entrevistando o gestor responsável pela condução de cada empresa. Os dados, analisados utilizando o método da análise de conteúdo, mostraram como resultados que os fatores que se apresentaram com mais relevância para a existência de uma gestão ambiental estavam ligados a pressão exercida às empresas, em destaque para os órgãos competentes do Estado, o tamanho da organização e a localização geográfica. Apresentando-se como empresas que com predominância da racionalidade econômica, a redução de custos como bússola para nortear as estratégias empresariais, negligenciando o uso da educação ambiental e suas aplicações no contexto empresarial, os resultados apontam para um perfil reativo no tocante a gestão ambiental das empresas analisadas.

 

Abstract

This study aimed to understand how the concern of environmental management is expressed by denim washing companies in the city of Caruaru-PE, based on the theoretical model proposed by González-Benito and González-Benito (2006), which recognizes the position of the organization with respect environmental management in a continuum between reactive and proactive. It is proposed to identify the factors that drive the development of environmental practices within the companies in that sector, analysing their position toward environmental issues. Based on the principles of exploratory qualitative research, a study of muliple cases methodology was applied, using a semi-structured interview instrument of data collection method. Two denim washing companies were  part of  the research, the first one was a company only of denim washing and the second was a company of denim washing and production, and the manager responsible for running each company was interviewied. The results showed that the factors presented with more relevance were those due the pressure from stakeholders, specially actions from the State and regulation offices, the organization's size and geographic location. Showing themselves as companies using economic rationality, searching reduction of costs as a compass to guide business strategies, and neglecting the use of environmental education and its applications in the business environment, the results point out to a reactive profile of management within the companies analysed.

Biografia do Autor

Catarina D’Paula Ferreira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Administração. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Caruaru, Pernambuco, Brasil.

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Núcleo de Gestão (NG).

Doutor em Administração. Professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Doutor em Administração. Professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Doutora em Administração. Professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC). Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia