Análise dos Resíduos Sólidos em uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental ## Analysis of Solid Waste in a Day Care and Fundamental Education School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v9i2.1651

Palavras-chave:

Educação ambiental, Gestão ambiental na escola, Resíduos sólidos, Environmental education, Waste management in schools, Solid waste

Resumo

Resumo

O aumento da população mundial e, por consequência, mudanças na produção e no consumo da sociedade implicam em inconvenientes quanto aos resíduos gerados, porém, atitudes vêm sendo tomadas para mitigar ou eliminar os transtornos causados. No Brasil, a maior conquista foi a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que destaca a responsabilidade compartilhada do poder público e dos geradores sendo estes, pessoas físicas ou jurídicas. Escolas de educação infantil e fundamental, dos anos iniciais, são ambientes importantes para ações que visam o bem-estar social e a qualidade ambiental, visto que é o celeiro de formação de futuros cidadãos e, diante do cenário nacional, não podem ficar de fora do que pede a legislação vigente. O objetivo do trabalho é avaliar a situação de uma escola particular em Foz do Iguaçu - PR no que tange o tratamento dos resíduos sólidos, a fim de alertar para o que pede a legislação vigente. A pesquisa é um estudo de caso associado ao método de pesquisas bibliográficas acerca dos resíduos sólidos para avaliação da situação da empresa. A realidade observada é preocupante, pois são muitos os problemas relacionados ao tema e estes estão presentes em diversos níveis, desde a falta de conhecimento sobre o assunto por parte da comunidade escolar até problemas com uma estrutura física deficiente. Neste contexto o trabalho alerta para a necessidade de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos afim de tornar a escola um ambiente saudável e equilibrado, de acordo com a legislação.


Abstract

The increase of world’s population and consequently changes in production and consumption of the society imply in inconveniences as to the generated waste, however, attitudes have been taken to mitigate or eliminate the disorders caused. In Brazil, the greatest achievement was the creation of the National Solid Waste Policy, which highlights the shared responsibility of public power and generators, both individuals and corporations. Elementary education schools in the early years are important environments for actions aimed at social welfare and environmental quality, since it is the base for the training of future citizens and, given the national scenario, cannot be left out of what is requested by the legislation in force. The objective of this work is to evaluate the situation of a private school in Foz do Iguaçu - PR regarding the treatment of solid waste, in order to alert to what is requested by the current legislation. The research method adopted was the use of bibliographical research on solid waste and field research to evaluate the company's situation. The reality observed is alarming, as there are many problems related to the theme and these are present in several levels, from the lack of knowledge, on the subject by the school community, to problems with a poor physical structure. In this context the work alert to the need of a Solid Waste Management Plan in order to make the school a healthy and balanced environment, within the parameters of the law.

Biografia do Autor

Douglas Morales Busiquia, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.

Syntia Lemos Cotrim, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química- Universidade Estadual de Maringá. Docente no Curso de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Têxtil, Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.

Gislaine Camila Lapasini Leal, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Engenharia de Produção, e dos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PGP) e Ciência da Computação (PCC) na Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.

Danilo Hisano Barbosa, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Engenharia de Produção pela USP- São Carlos. Docente do Departamento de Engenharia de Produção, e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PGP) na Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia