Dimensão social da sustentabilidade na empresa Ecovinco

Autores

  • Vanessa de Campos Junges Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Beatriz Leite Gustmann de Castro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2564

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Dimensão social. Ação coletiva. Objetivos comuns.

Resumo

Este estudo tem como propósito analisar a dimensão social da sustentabilidade enquanto reflexo de ação coletiva na empresa ECOVINCO. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, de cunho descritivo e caráter qualitativo. O objeto de estudo foi uma empresa que comercializa produtos veganos e 100% recicláveis. Os dados foram coletados por meio de entrevista, documentos e arquivos, os quais foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. As principais evidências destacam que as ações da empresa estão vinculadas a dimensão social da sustentabilidade, visualizadas a partir de ações sociais junto à comunidade, comercialização de produtos com matéria prima ecológica, padrões e práticas sustentáveis, bem como o enfoque no bem comum dos colaboradores a partir da cooperação, comunicação, autonomia e voluntariedade, o que destaca a ação coletiva. Portanto, a ação coletiva é um reflexo da sustentabilidade social da ECOVINCO, principalmente por construir um espaço aberto e para todos, em vista de que os envolvidos se sintam valorizados e entendam que seu trabalho é mais do que um fim econômico, mas o caminho para um ambiente sustentável para todos.

Biografia do Autor

Vanessa de Campos Junges, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharela em Administração – UNICRUZ. Mestra em Administração – UFSM. Doutoranda em Administração – UFSM. Professora Substituta - FURG.

Beatriz Leite Gustmann de Castro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco (2018). É especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó (2016). Graduada em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2014) e Pedagogia pela Faculdade de Pato Branco – FADEP (2010).

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Maria, atuando no PPGA/UFSM.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Desempenhou as funções de Coordenadora do Curso de Graduação em Administração (2012-2017) e atualmente é professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia