Políticas Públicas de Turismo no Bairro da Ribeira, Natal-RN: Uma Reflexão a Partir do PAC 2010-2014 - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p71-92)

Autores

  • Jenniffer Ribeiro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luciléia Lima De Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v4i1.287

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desenvolvimento, Turismo, PAC, Terminal Marítimo de Passageiros.

Resumo

O objetivo central do estudo foi de analisar as potencialidades do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal na diversificação da oferta turística do bairro da Ribeira, situado em Natal, RN. O bairro, predominantemente comercial, teve na construção do Porto, em 1932, um marco para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Por meio da identificação das políticas públicas vigentes, verificou-se como o equipamento contribuirá na democratização de espaços de lazer, a partir da caracterização de seu projeto original. O desenho metodológico constituiu-se de pesquisa descritiva-exploratória, através de levantamento bibliográfico, análise de documentos oficiais dos principais órgãos executores do projeto como a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Copa), aplicação de roteiro de entrevista ao representante da CODERN, comerciantes e residentes do bairro, visita in loco ao espaço de acesso livre da obra, para a coleta de informações relacionadas com o posterior uso do espaço, tanto pelos visitantes, quanto pelo público em geral. Os resultados apontaram que o Terminal de Passageiros objetiva não somente o caráter comercial, com a melhoria dos processos de logística de carga e descarga de mercadorias, mas, na dinamização da oferta turística da cidade de Natal, que será contemplada com o aumento de navios de cruzeiro, que passarão a incluir a cidade em suas rotas turísticas.

Biografia do Autor

Jenniffer Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Turismo pela UNINORTE/Am, MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Especialização em Gestão da Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atuou desde 2001 na Secretaria de Estado de Cultura, órgão do Governo do Estado do Amazonas, desempenhando funções de Técnica de Nível Superior e Gerência.

Luciléia Lima De Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Atualmente é professor e pesquisador do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Orphaned