Barreiras e Facilitadores para uma Universidade Sustentável: o caso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.2928

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Instituições de ensino superior sustentáveis, Universidades sustentáveis.

Resumo

Organizações educacionais de um modo geral, em especial as universidades, ocupam uma posição de destaque no desenvolvimento de um mundo mais sustentável. Ainda assim, as barreiras e os facilitadores a uma Universidade Sustentável são endereçados na literatura internacional, mas aparecem apenas de forma tangencial nas publicações nacionais. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as principais barreiras e fatores facilitadores para uma Universidade Sustentável, a partir de um estudo de caso realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. São identificadas cinco categorias para os fatores facilitadores e barreiras à mudança das universidades, a saber: estrutura interna da organização; fatores externos; stakeholders; arranjo institucional; e recursos. Assim como na literatura, na organização analisada foram encontradas mais barreiras que fatores facilitadores para a promoção de uma universidade sustentável. Com relação às barreiras, o maior número de foi encontrado nas categorias “Estrutura Interna da Organização” e “Stakeholders”, e em menor número em “Arranjo Institucional” e “Recursos”. Ao mesmo tempo em que não foram identificadas barreiras em “Pressões Externas”, esta categoria apresentou o maior número de fatores facilitadores, identificados para as demais categorias à exceção de “Arranjo Institucional”. Ao serem analisadas em conjunto, barreiras e facilitadores no caso analisado parecem ser, de modo geral, complementares. O caso analisado mostra que a identificação de barreiras e facilitadores a universidades sustentáveis deve ser apenas o ponto de partida para pesquisas que busquem a promoção da sustentabilidade no complexo ambiente universitário.

Biografia do Autor

Vinícius Silva Flausino, Universidade de São Paulo (PPGA/USP), (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Doutorando em Administração pelo PPGA/FEA/USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Graduado em Administração (2010) e Publicidade e Propaganda (2008) pela Universidade de Uberaba. Atualmente, é Diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Hamilton Luiz Corrêa, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974/1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1978/1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1981/1986) e pós-doutorado na Bélgica (1992). Professor Doutor da FEA/USP. Ministra disciplinas na Graduação, Mestrado e Doutorado. Linhas de pesquisa e orientação no mestrado e doutorado: Avaliação do Desempenho Organizacional; Estrutura Organizacional; Modelos de Gestão e Metodologia e Didática no Ensino de Administração.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia