Cidades Inteligentes sob a ótica da Motivação Humana: um constructo baseado nas Necessidades de Maslow.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v12i2.2958

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes, Necessidades de Maslow

Resumo

As Cidades Inteligentes objetiva melhorar a vida urbana, tornando-as cidades mais eficientes, ecológicas, inclusivas e com maior qualidade de vida para todos os cidadãos. A aplicação da teoria de Maslow no planejamento urbano pode atender às necessidades fundamentais dos cidadãos A relação entre as necessidades de Maslow e a construção das Cidades Inteligentes é um tema interessante que tem sido explorado em alguns estudos. Embora a teoria de Maslow não tenha sido especificamente formulada com foco nas Cidades Inteligentes, é possível fazer algumas conexões e extrair insights relevantes. Neste sentido, busca-se encontrar trabalhos associados a Cidades Inteligentes e as Necessidades de Maslow e suas relações e contribuições para a construção das Cidades Inteligentes. Foi realizado uma pequena revisão sistemática da literatura para reunir e analisar de forma sistemática e imparcial os documentos científicos disponíveis sobre as Cidades Inteligentes e as Necessidades de Maslow. Os estudos que exploram a relação entre as necessidades de Maslow e as Cidades Inteligentes podem abordar diferentes aspectos, como a análise das necessidades específicas dos cidadãos em diferentes níveis da pirâmide de Maslow em contextos urbanos inteligentes, a identificação de como as cidades inteligentes podem melhorar a satisfação das necessidades humanas, ou mesmo o desenvolvimento.

Biografia do Autor

Murilo Fonseca Andrade, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração - PPAD na Universidade da Amazônia - UNAMA - 2023. Mestre em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração - PPAD na Universidade da Amazônia - UNAMA - 2017, especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Ideal - Faci/DeVry 2015, graduação em Adm. com Habilitação em Sistema de informação pela Faculdade do Pará (2006) e Gestão Empresarial pela Universidade da Amazônia (2005). Membro do grupo de pesquisa Gesdel (Grupo de Pesquisa em Gestão Social e do Desenvolvimento Local), membro do Grupo de Estudos ESCARLATE (Ecossistemas conectados à Cidades Inteligentes e Sustentáveis).

Mauro Margalho Coutinho, Universidade da Amazônia - UNAMA. Assembleia Legislativa do Estado do Pará - ALEPA.

Doutorado na Universidade do Arizona -Tucson, EUA (2012) em redes tolerantes a atrasos e desconexões, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa - 2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe - 2000), Especialização em Engenharia de Software (UFPa) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UFPa). Atualmente é professor titular II da Universidade da Amazônia, onde atua nas Pós-graduações stricto-sensu nos programas de Administração (PPAD) e em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) e na graduação de Ciência da Computação. É autor do livro Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais, publicado pela editora LTC. Na UNAMA, coordena o grupo de pesquisa ESCARLATE e o programa de Iniciação Científica (PIBIC). É Analista de Sistemas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Desenvolve pesquisas associadas à temática de Cidades Inteligentes, Ciência Cidadã e Internet das Coisas. É membro do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local)

João Paulo Vasconcelos Mendonça Junior

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2017). Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2021), na linha de pesquisa de Gestão Pública e do Desenvolvimento. Doutorando em Administração - (PPAD UNAMA). Com bolsa de pesquisa CAPES/PROSUP (2021-2025). Integro do Grupo de Pesquisa Gestão Social e do Desenvolvimento Local (GESDEL) e ESCARLATE (Ecosystems connected to smart and sustainable cities - A Race before it´s Too Late) da UNAMA. Desenvolvendo pesquisas associadas à temática de Metaverso, Cidades Inteligentes - Acessibilidade, Ciência Cidadã, e Tecnologias Aplicadas à questões sociais. Atualmente reposicionando minha carreira para a área Acadêmica de Docente - Pesquisador. Como principais habilidades, destacam-se: rápida adaptação as mudanças, habilidade para lidar com o público e facilidade de trabalho em equipe, assim como repassar conhecimento de forma prática e didática. Somando-se também as capacidades de oratória, condução de grupos, redigir e analisar textos.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Edição

Seção

Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia