Consumo sustentável: comportamento consumidor de alunos de Graduação em Administração [Sustainable Consumption: consumer behavior of graduation students in Administration]

Autores

  • Valquiria Hohenberger Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Stefania Tonin Universidade Federal de Santa Maria/ Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v5i2.394

Resumo

Segundo Ribeiro e Veiga (2010) o consumo sustentável refere-se a busca por produtos e serviços que são ecologicamente corretos, a economia de recursos que sejam naturais, a utilização de materiais e equipamentos em geral até o final do seu ciclo de vida útil, a reutilização sempre que possível e a destinação correta dos materiais para a reciclagem no fim do seu ciclo de vida. Com isso pode-se dizer que ser sustentável é muito mais que se preocupar com o meio ambiente, deve-se preocupar também com os aspectos econômicos e sociais e principalmente com as gerações futuras. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar o comportamento do consumidor sustentável de alunos do curso de Graduação em Administração de uma instituição privada e de uma instituição pública, por meio de uma pesquisa quantitativa e descritiva que utiliza como estratégia de levantamento de dados a Survey. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário validado por Ribeiro e Veiga (2010), com uma amostra total de 398 acadêmicos do curso de administração. Os dados foram analisados por meio do Microsoft Office Excel 2010 e SPSS 21.0, realizando-se estatísticas descritivas. Como principais resultados, notou-se que com relação aos quatro aspectos que compõe o consumo sustentável: Consciência Ecológica, Economia de Recursos, Frugalidade, e Reciclagem os acadêmicos de ambas as instituições mostram-se em sua maioria ser indiferentes. Desse modo é possível dizer que não há preocupação por parte dos pesquisados de consumir sustentavelmente.

Palavras-chave: Comportamento de consumo sustentável. Desenvolvimento sustentável. Consciência ecológica.

 

ABSTRACT

According to Ribeiro and Veiga (2010) sustainable consumption refers to the search for products and services that are ecologically correct, saving natural resources, using materials and equipment in general until the end of their useful life, re-use wherever possible and the correct disposal of materials for recycling at the end of their life cycle. With this we can say that being sustainable is much more than worrying about the environment, we must also worry about economic and social aspects and especially with future generations. Thus, this article aims to analyze the sustainable consumer behavior of undergraduate students in Administration of a private institution and a public institution, through a quantitative and descriptive research using as survey data strategy. Data collection was done through a questionnaire validated by Ribeiro and Veiga (2010), with a total sample of 398 students of the administration course. Data was analyzed using Microsoft Office Excel 2010 and SPSS 21.0, descriptive statistics being performed. As main results, it was noticed that in relation to the four aspects that make sustainable consumption: Ecological Consciousness, Resource Economics, Frugality, and Recycling, the academics of both institutions are mostly indifferent. In this way it is possible to say that there is no concern on the part of the researched to consume sustainably.

Keywords: Sustainable consumption behavior. Sustainable development. Ecological awareness.

 

DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n2p73-90

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Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas