Análise da Sustentabilidade Organizacional das Empresas do Setor Mineral do Estado do Pará - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n1p45-57)

Autores

  • Leila Márcia Sousa de Lima Elias
  • Narciso Feitosa de Oliveira Produtor de Vídeos

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v2i1.54

Palavras-chave:

Sustentabilidade Organizacional, Responsabilidade Socioambiental, Contabilidade Ambiental.

Resumo

Diversos setores da sociedade como fornecedores, clientes, bancos, seguradoras, governos, investidores, comunidades locais e grupos ambientalistas monitoram o segmento empresarial para que este se torne mais alinhado com as questões socioambientais. Tais ocorrências afetam a sustentabilidade organizacional e garantem às empresas sua permanência no mercado. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a sustentabilidade organizacional das empresas do setor de transformação mineral do estado do Pará por meio da avaliação das divulgações das informações contábeis de natureza socioambiental publicadas. Como método de pesquisa foi aplicado o estudo de caso múltiplo, selecionando do universo das dez empresas do setor industrial de transformação mineral do estado do Pará, as empresas que possuem a certificação de qualidade ISO 14001. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter exploratório com levantamento junto às páginas na internet dessas empresas entre os períodos de 2004 a 2010. Foram também analisados os relatórios institucionais que demonstram as ações desempenhadas pela empresa no setor ambiental e suas demonstrações contábeis. Verificou-se que as informações de natureza ambiental são evidenciadas em demonstrativos contábeis facultativos ou em relatórios institucionais distintos de forma qualitativa e dispersa. Portanto, conclui-se que a ausência de divulgação de informações contábeis de natureza ambiental de forma segregada e quantitativa nas demonstrações contábeis obrigatórias impossibilita a avaliação da sustentabilidade organizacional de cada uma das empresas.

Biografia do Autor

Leila Márcia Sousa de Lima Elias

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU/SP, com Pós-Graduação em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFPA e Gestão Pública pelo CESUPA/PA. Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade da Amazônia (1998).Atualmente é Chefe da Divisão de Auditoria do Tribunal de Justiça do Pará e Coordenadora da Comissão do Setor Público do CRCPA.

Narciso Feitosa de Oliveira, Produtor de Vídeos

Downloads

Publicado

2013-06-19

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas