A Educação Ambiental no Turismo como Ferramenta para a Conservação Ambiental - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n1p77-86)

Autores

  • Áurea Siqueira de Castro Azevêdo Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i1.81

Palavras-chave:

Turismo, educação ambiental, conservação ambiental

Resumo

RESUMO: O turismo apresenta-se como atividade econômica consumidora dos recursos naturais e que, como qualquer outra atividade, também lhe causa impactos negativos. O desafio, assim, é fazer com que a atividade turística maximize seus efeitos positivos sobre o meio natural, tarefa esta que encontra na educação ambiental uma aliada para fazer com que turistas, operadores do trade turístico, poder público e a comunidade, tenham a sensibilidade ambiental necessária para fazer do turismo, uma atividade que valoriza o meio ambiente. Optando-se pela pesquisa bibliográfica e documental, o presente estudo teve como objetivo geral promover a discussão sobre o envolvimento da educação ambiental no turismo, a fim de contribuir com a conservação ambiental. Assim, o turismo e educação ambiental formam uma parceria necessária, pois o turismo depende do papel estimulador da educação ambiental para a utilização de forma racional dos recursos naturais, assim como a educação ambiental encontra no turismo uma forma de materialização e de perpasse de conhecimentos adquiridos.

 

 

Palavras-chave: turismo, meio ambiente natural, conservação ambiental.

Biografia do Autor

Áurea Siqueira de Castro Azevêdo, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Turismóloga. Especialista em Educação e Gestão Ambiental. Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA.

Downloads

Publicado

2014-06-28

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas